Apesar de todo o esforço feito nos nove posts anteriores não podemos responder com certeza mas temos agora uma idéia muito melhor sobre o assunto e podemos “arriscar” um paltpite de modo embasado, pelo menos até onde as informações disponíveis nos permitem.

Existem muitas respostas para essa pergunta e cada uma depende das hipóteses que propusermos para chegar até elas, porém a mais provável é que exista uma relação entre UFO´s e seres extraterrestres, como vimos no post “UFO: Perguntas e Respostas”, e essa conclusão é obtida mais pela baixa probabilidade de serem efeitos naturais ou de haver uma arma de guerra fabricada pelo homem do que sobre a análise da equação de Drake e suas variáveis, isto é, chegamos a essa conclusão por falta de explicação melhor…

Se observarmos o resultado obtido ao final da tabela do post anterior, veremos que o resultado dependeu da probabilidade que demos para as linhas E – Possibilidade de Comunicação / Contato com Extraterrestres e a linha F – Uso de tecnologia terrestre para UFO´s. Como elas foram muito próximas, qualquer erro de estimativa faz empatar as apostas de serem terrestres ou não…

Abaixo estão detalhados os pontos que nos levaram a julgar as probabilidades da citada tabela e a chegar nessa conclusão. Se você ler e chegar a uma conclusão diferente pode acreditar que sua opinião é tão boa quanto a nossa…

Vejamos os problemas que tivemos ao julgar cada probabilidade:

1 – UFO´s existem?. Um determinado site informa que no Brasil já foram relatados 59.000 casos e outros 695.000 em outros países!. Independentemente da precisão dessa informação sabemos que são muitos casos. Todos eles tem alguma explicação? Todos eles podem ser classificados como parte do “mito dos discos voadores do século XX”?

Nós apresentamos apenas um deles no post “UFO: Evidências!”. O que você acha disso?

2 – ET´s existem?. Sobre isso falamos bastante no post “O Paradoxo de Fermi”. As variáveis da equação são muito imprecisas para serem calculadas, mas qualquer pequena probabilidade usada nas variáveis, ao ser multiplicada por bilhões de galáxias, começa a parecer significativa. Acaba ocorrendo, portanto, uma associação natural entre ET´s e UFO´s por falta de uma melhor explicação. Por outro lado, se aceitarmos que são visitantes do espaço, que provêm de nossa galáxia ou de outra, então devemos considerar que encontraram uma solução para o limite da velocidade da luz (a massa não pode viajar próxima a esta velocidade), ou que estão posicionados bem mais próximos de nós do que imaginamos.

3 – Podem ser fenômenos eletromagnéticos / meteorológicos ainda desconhecidos, mas esta hipótese é fraca a ponto de podermos descarta-la, dado que muitos dos relatos mencionados ocorreram em céu aberto e com ampla visualização. A ciência em geral e o estudo ambiental e meteorológico tem se desenvolvido amplamente nas últimas décadas.

4 – Sobre a possibilidade de ter origem humana, abordamos esse assunto com mais detalhes no post “UFO: Arma de Guerra?” mostrando que não há justificativa para que na atualidade os EUA, China, Rússia ou qualquer outro país ou “sociedade secreta” possua equipamentos capazes de voar com tais velocidades e se deslocar dessa forma, de outro modo eles já teriam dominado o planeta. Essa idéia não se justifica politicamente, tecnicamente ou historicamente.